Albergues emergenciais já concluídos estão sendo inaugurados, gerando 1,2 mil novas vagas, solucionando problemas do sistema prisional gaúcho. Nesta segunda-feira (26), a governadora Yeda Crusius entregou dois pavilhões anexos ao Presídio Estadual de Novo Hamburgo, com 150 vagas em cada unidade, totalizando 300 vagas no sistema semiaberto, de forma a cumprir a meta de zerar o déficit prisional.
Nas unidades de Novo Hamburgo, adequadas ao Novo Paradigma para o Sistema Prisional do Rio Grande do Sul, foram aplicados R$1,2 milhão.
“Nunca se investiu tanto nesta área. É uma iniciativa histórica no Rio Grande do Sul porque estamos atacando o problema de forma estrutural. A inauguração de albergues emergenciais é uma conquista que se materializa”, disse Yeda Crusius.
O Governo do Estado está investindo R$ 300 milhões no Sistema Prisional.
O Novo Paradigma é baseado em quatro pontos fundamentais: dignidade, disciplina, hierarquia e combate ao ócio. O modelo busca ressocializar o apenado através do estudo e do trabalho. Na penitenciária de Novo Hamburgo ficam abrigados presos do regime aberto e semiaberto.