O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência os vereadores de São Gabriel, Valdomiro Moreira de Lima (Chiquinho – PSDB), Marcos Paulo Vieira (PSDB) e Sildo Jocelito Machado Cabreira (PDT). Eles pediram melhorias no fornecimento de luz e providências junto a AES Sul, concessionária responsável pelo município.
De acordo com o vereador Chiquinho, há agricultores que estão sem energia há mais de 23 dias. “Isso já ocasionou diversas perdas, principalmente na agricultura, mas temo que os prejuízos possam ficar ainda piores se essa situação persistir”, declarou o vereador.
Para os vereadores, a infraestrutura da empresa é insuficiente para atender todo o território do município. “São Gabriel tem 4,6 mil quilômetros de estradas e a AES Sul tem apenas dois caminhões para atender tudo isso”, avaliou o vereador Marcos Paulo Vieira. Outros relatos dão conta, afirmou o vereador Sildo Jocelito Machado Cabreira, que há pacientes com dificuldades na conservação da insulina e agricultores que perderam vacinas por falta de energia elétrica.
Redecker mostrou-se sensível à demanda e colocou a estrutura da secretaria à disposição para ajudar no que estiver ao alcance. Ele informou ainda que a AES Sul é uma concessionária privada e que não tem ingerência sobre a atuação dela e que a secretaria tem-se colocado reiteradamente à disposição da empresa para ajudá-la.
Os vereadores ainda informaram que uma audiência pública será marcada na Câmara de Vereadores nos próximos dias para tratar sobre o assunto.