O secretário em exercício de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, recebeu a vereadora de Rio Grande, Luciane Compiani Branco e o chefe da divisão de Gestão Comercial da CEEE, Rafael Luis de Ávila, na quarta-feira (25). A vereadora solicitou que a CEEE avalie a possibilidade de estender aos asilos de todo o Estado a inclusão de contribuição espontânea na conta de luz, a exemplo do Programa Hospital Saudável, que já existe. Lemos disse que a Secretaria de Minas e Energia é sensível à causa e que vai avaliar junto com a CEEE a viabilidade da iniciativa.
O Programa Hospital Saudável permite que os interessados possam, através da conta de luz, acrescentar qualquer quantia, fazendo com que esse recurso seja repassado para custear as despesas da instituição indicada. O objetivo da campanha Programa Hospital Saudável é incrementar as fontes de receita dos hospitais, localizados nos 72 municípios da área de concessão da CEEE, que poderão direcionar metade da arrecadação para melhorias, ampliações, entre outros benefícios. Os restantes 50% deverão ser utilizados para quitar a conta da energia fornecida.
Cabe salientar que o volume das contribuições do Programa Hospital Saudável depende do engajamento das entidades hospitalares e da mobilização das comunidades, já que é necessário obter, por exigência legal, uma autorização individual do cliente para a inclusão da contribuição na conta de energia elétrica, que pode ser formalizada nos hospitais e nas agências da CEEE.