Na manhã desta quinta-feira, 18, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência o coordenador do Centro Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marcos Cittolin, e o diretor-presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo. Na ocasião, foi exposta a ideia do Centro de Referência em Energias Renováveis que a Universidade pretende desenvolver. Esse Centro serviria como referência acadêmica regional e incubadora de inovações no setor, atuando em conjunto de entidades públicas e privadas.
Para Redecker, investir em conhecimento e produção própria de tecnologia é a melhor maneira de desenvolver o setor no estado. “A Secretaria tem como meta buscar investimentos para o Rio Grande do Sul. Agora, com a criação de centros de pesquisa e empresas que produzam tecnologia aqui, o estado fica muito mais atraente para investimentos”, diz. O secretário fala também sobre a importância de descentralização da área acadêmica no setor. “Os centros de conhecimento em energia se concentram na região metropolitana, mas a criação de um centro em Passo Fundo estimulará o crescimento de outras regiões”, conclui.
O projeto final do Centro de Referência em Energias Renováveis ainda não está concluído pela UPF, o que deve acontecer até o próximo mês. Após a conclusão, Redecker se comprometeu a marcar reunião entre Universidade e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) para discutir a viabilidade do projeto. Além disso, o secretário sugeriu que outras entidades do Governo participassem, como Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Participaram também da reunião o secretário-adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, e o diretor de Planejamento e Programas, José Francisco Braga.