O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira (11), onde participou de almoço com lideranças tucanas no Clube do Comércio. O salão ficou pequeno para a multidão de pessoas que foram prestigiar o senador, que também é um dos nomes mais fortes do partido à presidência da República nas próximas eleições.
Com um discurso forte e contundente, Aécio Neves reafirmou o que havia dito à imprensa gaúcha, de que o PT abandonou o projeto de construção de um país melhor para dedicar-se ao projeto de perpetuar-se no poder. “O projeto do PT é um projeto de poder. Não há nenhuma iniciativa estruturante nesse governo, assim como não houve no governo passado”, disse ele.
O senador também disse que o PSDB está assumindo a sua parcela de responsabilidade e chamando outros setores da sociedade para iniciar o processo de discussão do futuro. “Na verdade, a grande agenda que está em curso no Brasil hoje, é a agenda proposta pelo PSDB há quase 20 anos atrás, com o plano real, com a estabilidade econômica, os programas de transferência de renda, a lei de responsabilidade fiscal, enfim. O governo do PT não trouxe nenhuma inovação”, acrescentou.
O discurso do senador agradou os tucanos, que o aplaudiram e assediaram para fotos. Ele também recebeu inúmeros presentes, como uma cuia e bomba de chimarrão, entregues pela presidente da Juventude Tucana, Michele Petry. Depois do almoço, Aécio foi para a Feira do Livro, instalada na Praça da Alfândega, onde foi ovacionado sob gritos de “Aécio presidente”.
O deputado estadual e vice-presidente da sigla no RS, deputado Lucas Redecker, recepcionou o senador no Aeroporto Salgado Filho e o acompanhou no roteiro. Para Redecker, a visita de Aécio motiva os militantes nessa véspera de preparação para as eleições municipais e reforça as bandeiras defendidas pelos tucanos. “Essa foi uma semana ótima e produtiva para o PSDB gaúcho. A vinda do senador fecha essa semana com chave de ouro”, disse Redecker.
O encontro contou com a presença também de todos os deputados estaduais do partido no RS e do deputado federal Rodrigo Castro (PSDB/MG), além de representantes de outras legendas, como a senadora Ana Amélia Lemos (PP), senador Pedro Simon, presidente do PMDB Ibsen Pinheiro, o presidente estadual do PP Celso Bernardi; deputado federal e presidente do DEM Onyx Lorenzoni, o deputado estadual Paulo Borges (DEM); presidente estadual do PPS e deputado estadual Luciano Azevedo, deputado estadual Paulo Odone (PPS), além de prefeitos, vereadores, presidente de diretórios e outras lideranças do PSDB.
A passagem de Aécio Neves pelo RS encerrou com palestra na 42º Convenção Estadual Lojista, que está acontecendo em Gramado.