Cerca de 400 mulheres participaram do Seminário Estadual do PSDB Mulher, realizado neste sábado (14), em Porto Alegre. O líder da Bancada do PSDB, deputado estadual Lucas Redecker, participou do evento. Na ocasião também foram abonadas diversas fichas de ingresso no PSDB, como da secretária-adjunta de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Denise Russo.
Durante a sua manifestação na abertura do encontro, Redecker disse que a participação das tucanas em cargos eletivos vem aumentando. Ele citou a prefeita Fátima Daudt, de Novo Hamburgo, e disse estar orgulhoso por ter contribuído para eleger a primeira prefeita da cidade. Citou também a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, que vem fazendo um excelente trabalho no município. De cordo com o parlamentar, as prefeitas administram duas das cinco maiores cidades do RS, o que deve ser motivo de orgulho para todas as tucanas. O deputado também lembrou que a Bancada do PSDB já teve duas deputadas e que espera ver em breve mais mulheres ocupando postos no Parlamento.
O pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Eduardo Leite, também manifestou-se. Ele reconheceu o trabalho de inclusão da mulher e a necessidade do aumento de representatividade na política. “A luta pela igualdade, seja ela qual for, precisa ser da sociedade”, destacou. O tucano ainda lembrou da importância da participação da militância na próxima campanha eleitoral. “Nós podemos alavancar o futuro do RS, mas é preciso a participação de todos para fazer as mudanças necessárias”, afirmou.
Durante toda a manhã foram realizados diversos painéis sobre a inserção da mulher na política e o protagonismo das mulheres na sociedade e política.