Na manhã desta segunda-feira (01) o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participou da força-tarefa para avaliação de ações de reconstrução após o vendaval. A reunião realizada no Centro Integrado de Comando de Porto Algre (CEIC) tem o objetivo de restabelecer os serviços afetados na capital após o temporal de sexta-feira (29). Foram registradas mais duas mil árvores derrubadas e falta de luz para mais de 450 mil clientes.
Redcker anunciou que além dos 1.500 trabalhadores da CEEE nas ruas, cooperativas de energia do interior do estado estão mandando equipes para auxiliarem na recuperação de Porto Alegre. Entre esses, dois caminhões da Certel, de Teutônia, e outros dois da Certaja, de Taquari. Estes trabalhadores juntam-se a militares e presos do semiaberto que também auxiliam na retomada do serviço na capital.
Segundo o secretário ainda há muito trabalho a ser feito, principalmente pela complexidade do serviço. Isso se dá pela quantidade de fios soltos em meio a árvores de grande porte, o que demanda uma equipe especializada nos locais atingidos. Entretanto, apesar dos 20 mil imóveis que ainda não normalizaram o abastecimento, o secretário acredita que o serviço pode ser normalizado até o fim do dia.
Após a tempestade, um grande sentimento de coletividade atingiu os porto-alegrenses, que estão trabalhando em conjunto para a normalização do funcionamento da cidade. Redecker agradeceu os esforços de todos, e lembrou que é necessário acompanhamento de equipes especializadas para a retirada dos fios da rua. “Mesmo que pareça que não há energização no local, há sempre um risco, e o perigo é grande”, disse.