CRM_1

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, realizou reunião com o presidente da Companhia Riograndense de Minação (CRM), Elifas Mariom Kerller Simas, com o objetivo de dar início ao processo de transição.

Entre os temas abordados está o projeto que avalia o potencial de gaseificação do carvão gaúcho. Para definir o potencial de gaseificação do mineral presente no Rio Grande do Sul, que tem elevado teor de cinzas, informou Simas, a Vamtec e a norte-americana Synthesis Energy Systems (SES) rodarão testes e ensaios nos Estados Unidos e na China para definir qual tecnologia é mais apropriada para a conversão em produtos carboquímicos em escala industrial.

Com investimentos avaliados em R$ 4 milhões, os testes devem ficar prontos ainda em 2015. A gaseificação representa a produção do gás sintético, matéria prima para derivados como metanol e fertilizantes, além de combustível para geração de energia limpa, gerada sem que ocorra queima direta do mineral.

Além de fornecer as amostras de carvão para análise, a Companhia garante fornecimento por até 25 anos, caso os resultados apontem a viabilidade de aproveitamento do mineral.