Durante audiência na Secretaria de Minas e Energia, a vereadora de Sapiranga, Bruna Blos, apresentou ao secretário Lucas Redecker levantamento dos pontos onde o abastecimento de energia elétrica é deficitário no município.
Os principais problemas são verificados no bairro Oeste, nas seguintes ruas: Portugal, Montreal, 24 de Novembro, Santa Clara, Artigas, Alagoas, Andrade Neves, Itapemirim, Barão de Itararé, Poço de Caldas, Porto Belo, Geraldo José de Almeida, Caruaru, Érico Veríssimo, Florianópolis, Madri, Boa Vista, Cristo Rei e Miramar. De acordo com a vereadora, “a comunidade reclama que, com um pouco de vento, todo o bairro já fica sem luz”.
Ela pediu ao secretário para que interceda pelo município junto à AES Sul, concessionária responsável pela prestação dos serviços, e verifique porque a energia que abastece o bairro vem do município de Campo Bom. A vereadora também pediu a substituição de diversos postes de madeira pelos de concreto.
O secretário Lucas Redecker disse que é parceiro da demanda e está abrindo um canal de comunicação com a AES Sul para buscar uma solução conjunta dos problemas que afetam a região. De acordo com Redecker, “não há desenvolvimento sem energia elétrica de qualidade”. Afirmou ainda que tem como principais objetivos a criação do Plano Energético do Rio Grande do Sul e reestruturar a CEEE, para torná-la uma referência nacional, iniciativas estas que contam com o respaldo do governador José Ivo Sartori.