CSC_0497_

O asfaltamento do trajeto entre Venâncio Aires e Vale Verde foi tema de audiência com o secretário dos Transportes Pedro Westphalen. Durante o encontro, que contou com a presença de diversas lideranças do Vale do Rio Pardo e do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, ficou acertado que na próxima segunda-feira o Daer vai vistoriar as condições da ERS-244. O objetivo é retomar as obras de manutenção no trajeto de 18 quilômetros que liga Venâncio Aires a Vale Verde.

Na ocasião, os secretários de Estado receberam um relatório com informações técnicas e fotografias que relatam a situação da ERS-244. O documento contém uma proposta de pavimentação da estrada, aproveitando as três pontes construídas no trajeto ainda no final dos anos 90, mas jamais utilizadas para trânsito de veículos.

Redecker disse que sabe que, em virtude das dificuldades financeiras do Estado, não será possível pavimentar a estrada neste momento, mas pediu ao secretário que avalie a possibilidade de aterramento das cabeceiras das pontes, permitindo assim o tráfego.

Leandro Haag, liderança de Venâncio Aires e responsável pelo levantamento, diz que o intuito é viabilizar a manutenção da estrada de chão ainda neste semestre. O trecho de 7 km se encontra em condições precárias para trafegar e é usado diariamente por moradores da região, que inclusive movimentam o comércio e usufruem de serviços de saúde em Venâncio Aires.

A qualificação do atendimento regional de saúde foi um dos principais argumentos defendidos pelo prefeito Artus e demais lideranças para reivindicar o asfaltamento da ERS-244. Sua pavimentação facilitaria o transporte de pacientes vindos de Passo do Sobrado e Vale Verde até Venâncio Aires. A Capital do Chimarrão serve a esses municípios como referência microrregional em saúde pela estrutura de atendimento, sobretudo em situações de mais gravidade, dispondo do Hospital São Sebastião Mártir, com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas. A redução do fluxo de veículos na RSC-287 e o viés econômico também foram destacados na reunião como argumentos a favor da pavimentação.

De posse das informações, Pedro Westphalen afirmou que a solicitação será analisada para que o governo do Estado busque incluir a obra no orçamento em algum dos próximos três anos. “A decisão de investir ou não em obras desse tipo deve observar critérios técnicos e não políticos”, sublinhou ele, fazendo referência às idas e vindas envolvendo a luta pelo asfaltamento da ERS-244 ao longo dos últimos anos.

Enquanto o governo analisa as possibilidades financeiras para o asfaltamento, o Daer indicou que vai retomar a manutenção básica da estrada, a qual não tem sido feita nos últimos meses. O diretor de operação rodoviária do órgão, Rogério Uberti, chegou a solicitar que os municípios auxiliem no trabalho com a cedência de máquinas para o serviço, mas essa possibilidade foi rechaçada pelas prefeituras.