Na manhã desta terça-feira, 19, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participou de audiência com uma comitiva de Roca Sales. Formada pelo prefeito, Nélio Vuaden, pelos vereadores, Paulo Germano Koste e Braulio Rother, e o Presidente do Sindicato Rural, Gilmar Bergnstein, a comitiva se propôs a discutir iniciativas da AES Sul para melhorar o fornecimento de energia na região.
Entre as principais demandas do município, está a expansão da rede trifásica no interior. “O nosso objetivo é manter o produtor rual no campo, produzindo e gerando renda, mas sem energia ele vai embora”, disse o prefeito Vuaden. O custo da modificação da rede monofásica para trifásica, entretanto, não pode ser arcado somente pela AES Sul, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para que isso aconteça, é necessário investimentos privados ou do município.
Redecker admite as dificuldades, mas disse que a Secretaria está preparando um projeto para facilitar o acesso à rede trifásica. Entretanto, este só deve ficar pronto em 2017. “A gente entende que os municípios precisam da rede trifásica para se desenvolverem, e estamos trabalhando para isso”, disse. Compreendendo as demandas da região, o secretário pediu para que fossem listadas as necessidades do município, para encaminhar à AES Sul todas as demandas de trabalho que competem à concessionária.
Sérgio Machado, gerente de Engenharia e Obras da AES Sul, comprometeu-se em estudar as demandas do município, que serão discutidas entre comitiva e concessionária. Segundo Machado, a AES Sul, neste ano, conta com uma equipe maior, e pretende intensificar a manutenção na rede da região.
Já foi marcada uma reunião entre os moradores de Roca Sales e AES Sul, na próxima segunda-feira, 25, na qual serão discutidas as ações prioritárias para o município.
Bruna Kautzmane, emprendedora Rural, também participou da reunião.