O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência a diretoria da RGE no Rio Grande do Sul. A empresa veio ao encontro do secretário para apresentar o seu plano de investimentos até 2030.
Redecker afirmou que o Estado precisa ser um agente que proporciona o surgimento de novos investimentos. Neste aspecto, disse que o governo Sartori e a Secretaria de Minas e Energia são parceiros das iniciativas que gerem desenvolvimento econômico e empregos. Afirmou ainda que está iniciando os trabalhos de elaboração do Plano Energético do RS, “que vai apontar as necessidades e aonde queremos chegar”.
Ricardo Siufi, presidente da RGE no RS, afirmou que a atuação da empresa está norteada em três pilares: qualidade do serviço, qualidade do produto e redução das perdas. “Procuramos fazer mais para não faltar luz e, se faltar, para que volte logo”. No mês de janeiro, disse, implantaram a bandeira tarifária, que está descadastrando os clientes de baixa renda. Citou ainda o 0800 criado para atender exclusivamente os hospitais, bem como a adoção do “transformador verde”, que é movido com óleo biodegradável e apontado como uma das grandes novidades tecnológicas recentes.
Siufi afirmou que a empresa está investindo R$ 800 milhões na adoção de padrões de redes mais eficientes que, junto com um sistema georeferenciado já existente, vai permitir a identificação mais rápida dos problemas e a consequente solução das ocorrências. “Muitos desses investimentos acabam passando despercebidos pelos nossos clientes”, complementou o diretor de Engenharia Paulo Ricardo Bombassaro.
Ele destacou que a empresa possui 70 subestações e 72 bases operacionais espalhadas pelo Estado, que procuram dar agilidade no atendimento das demandas. “Ter pessoas nos municípios e que atendam as demandas é decisão estratégica do Grupo CPFL”, declarou.
A RGE é uma empresa do Grupo CPFL e detém hoje 13% da participação nacional de energia, está presente em 264 municípios no RS e atende 1,4 milhão de clientes.
Participaram do encontro também o gerente de serviços comerciais, José Carlos Saciloto Tadiello; o gerente de relacionamento com o poder público e grupo A, João Pedro de Quadros; o gerente de gestão de ativos, André de Oliveira Meirelles; gerente de serviços de rede leste, Roberto Sartori; diretor de operações Marco Antônio Vilella, além de técnicos da Secretaria de Minas e Energia.