O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, reuniu-se com o diretor presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Edivilson Brum, acompanhado do diretor administrativo, Ricardo Guimarães Moura, do diretor presidente da Contest Engineering, Ruy Esteves, junto da sua equipe técnica e o secretário-adjunto Artur Lemos para a apresentação do projeto UTE Riograndense.
O encontro analisa a possibilidade de investimento da empresa Contest no Estado, pois, é mais um projeto que poderá aumentar a cartela de clientes da CRM.
A proposta da engenharia é solucionar os problemas da geração de energia limpa do Brasil e no mundo. Eles querem estar dentro dos parâmetros nacionais e internacionais considerados ecologicamente corretos, para tanto, comprometem-se a retirar 60% a mais de gás carbônico do que as termoelétricas atuais, utilizando do processo chamado “leito fluidizado circulante”. Nesse processo o carvão é consumido e britado, sendo assim, não polui como acontece frequentemente com as outras usinas.
Ficou acordado entre todas as partes que a reunião com os empreendedores chineses para dar prosseguimento ao projeto será marcada a partir do dia 16 de março.