O município de Osório sedia, nesta sexta-feira (22), a primeira reunião preparatória do Plano Energético do RS, que está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Minas e Energia. O encontro ocorrerá na sede da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), a partir das 14 horas. Estão sendo aguardados representantes de diversas entidades de classe da sociedade, bem como lideranças de toda a região.
O Plano Energético está sendo proposto pelo secretário de Estado de Minas e Energia, Lucas Redecker. Conforme ele, o Plano vai projetar a demanda e os gargalos que precisam ser enfrentados no setor energético gaúcho para que tenhamos um abastecimento com qualidade e continuado pelos próximos dez anos. De acordo com o secretário ainda, o trabalho é pioneiro no RS, pois não vai se limitar a fazer um diagnóstico, mas também elencar as obras de infraestrutura necessárias. A expectativa é de que o plano seja apresentado nos primeiros meses de 2016.
Redecker afirma que a intenção é ouvir representantes de Coredes, da sociedade civil e de organizações sobre a questão energética para que o estudo contemple as necessidades dos setores produtivos. Uma das questões a ser examinada é a qualidade da energia, que hoje, por exemplo, não atende todas as necessidades do campo e da indústria. Acrescentou ainda a necessidade da diversificação da matriz energética, com a energia eólica, carvão e biomassa.
Outras 16 reuniões estão previstas para ocorrer nos próximos dias, nas seguintes cidades: Uruguaiana, Bagé, Rio Grande, São Jerônimo, Camaquã, Porto Alegre, Montenegro, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Novo Hamburgo.