A recuperação financeira da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati) foi tema de reunião na sexta-feira (10), na Associação Rural de Pelotas. Durante o encontro foi abordada a importância da cooperativa para os municípios da região, que tem cerca de 20 mil pequenos e médios produtores de leite, ração e criadores de aves, de 42 municípios da Zona Sul. Além disso, foi debatido um plano de reestruturação, saneamento básico e nova governança na cooperativa. A cooperativa possui uma dívida de aproximadamente R$ 150 milhões.
O deputado estadual Lucas Redecker participou do encontro. Redecker disse que está à disposição, assim como o Parlamento, para ajudar a cooperativa na superação das dificuldades. Disse ainda que a cooperativa tem um grande número de cooperados, tem uma grande demanda de pedidos e que é o momento de olhar para frente.
No próximo dia 20 de março será realizada uma audiência em Porto Alegre com bancos de fomento e o Governo do Estado, além de uma reunião na Assembleia Legislativa.