Inédito no Rio Grande do Sul, o Plano Energético busca garantir um abastecimento de energia com qualidade e que atenda às necessidades dos gaúchos. “Sem energia não há desenvolvimento, por isso esse trabalho é tão importante”, explica o deputado estadual e ex-secretário de Minas e Energia Lucas Redecker.

O estudo foi desenvolvido pela Secretaria de Minas e Energia durante a gestão de Redecker à frente da secretaria e apresenta um conjunto de diretrizes e propostas regionais e aponta os obstáculos que precisam ser enfrentados para um abastecimento eficiente ao longo da próxima década.

Para elaborar esse planejamento, a secretaria dividiu o estado em 17 regiões, com critérios de grupamento que contemplam os interesses sociais, econômicos, políticos e energéticos. O resultado do trabalho deixa claro onde está o potencial para a geração de energia e quais as fontes que podem ser melhor exploradas. Além disso, o documento traz diretrizes de conservação e uso racional de energia, contextualiza o papel crescente das energias limpas e renováveis na nossa matriz energética, bem como aborda a incorporação de novas tecnologias na geração, distribuição e consumo.

O trabalho também elenca as obras de infraestrutura necessárias e serve como ferramenta para o desenvolvimento do planejamento energético de médio e longo prazo, estando à disposição dos gestores públicos e privados. Com base nas informações e nos dados por ele disponibilizados, é possível traçar estratégias e definir políticas que garantam a segurança e a qualidade do suprimento energético no Rio Grande do Sul.

Quer saber mais sobre o Plano Energético? Então acessa esse site www.minasenergia.rs.gov.br