O município de Piratini poderá receber investimentos no setor de geração de energia, com a construção de mais um parque eólico. Na manhã desta terça-feira (7), o deputado Catarina Paladini, o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, e o coordenador da Bancada Socialista na Assembleia Legislativa, Mario Brucki, se reuniram com os empresários, Rodolfo Bolzoni e Rodrigo Nereu Santos, que atuam no ramo de produção de energia eólica.
Na ocasião os empresários apresentaram os projetos que dão conta de um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões, na Região Sul do Estado para a implementação do novo parque. Os projetos passam agora pela liberação das licenças ambientais, já que os estudos de viabilidade técnica e econômica já foram realizados.
“Não temos dúvida que se trata de um projeto que mudará o perfil daquela região. Há algum tempo a região Sul luta para alavancar seu desenvolvimento econômico e essa é uma oportunidade importante. Vamos acompanhar o andamento do processo de perto”, disse o deputado Catarina Paladini.
Para o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o RS tem potencial para o desenvolvimento de vários parques eólicos em diferentes regiões. “Estamos em terceiro lugar no país em entrega de energia. A criação de mais um parque irá mudar o perfil energético do nosso Estado e qualificar a vida de uma região que precisa de investimentos”, acredita.
Segundo o empresário, Rodrigo Nereu dos Santos, os municípios de Piratini, Caçapava e Santana da Boa Vista, são os que apresentam ventos com a velocidade e força necessários para o desenvolvimento do projeto. “Mas Piratini é o que melhor apresenta capacidade técnica para a instalação do parque”, avalia o empresário.