Nesta segunda-feira, 17, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência Andrea Schneider, coordenadora do Movimento #Paz, movimento social apartidário criado em Novo Hamburgo, formado por cidadãos voluntários que “atuam com o objetivo de restaurar a paz social através do fim da violência”. Na ocasião, foi discutido o tema da iluminação pública, que influência diretamente no índice de criminalidade de áreas menos iluminadas. Além disso, Andrea apresentou as propostas do movimento, assim como os canais de comunicação para denúncias dos cidadãos.
Para o secretário Redecker, é importante que Estado e sociedades civis se unam para solucionar os problemas da população. “A Secretaria de Minas e Energia vem trabalhando para qualificar ao máximo os serviços de iluminação pública, mas sabemos que há muito trabalho pela frente ainda. Entretanto, com a ajuda direta da população, fica mais fácil de cobrarmos das concessionárias de energia ações direcionadas”, diz.
Segundo a coordenadora do Movimento #Paz, Andrea Schneider, a bandeira principal do movimento é o fim da impunidade, que qualifica como “uma praga que tem gerado indignação e medo na população, e incentivado o ciclo da violência”. “Para solucionarmos esse problema, se faz necessária a punição exemplar e com rigor, alternando a crença de que o crime compensa, que vale a pena agir na ilegalidade”, completa.
No dia 11 deste mês, Andrea apresentou ao secretário de Seguraça, Cezar Schimer, e à prefeita eleita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt as propostas do Plano Piloto de Segurança Pública que, para o movimento, melhorariam a segurança não só do município, mas de todo o Rio Grande do Sul. São 22 propostas que vão desde a integração entra as forças de segurança (Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Instituto Geral de Perícias e Susepe) até o inventivo para que alunos de escolas técnicas desenvolvam programas de inovação tecnológico que visem a melhoria da segurança dos cidadãos.
Sobre o Movimento #Paz
O Movimento #PAZ é um movimento social, organizado e apartidário. Composto por inúmeras entidades e empresas e formado por cidadãos voluntários que atuam com o objetivo de restaurar a paz social através do fim da violência. A iniciativa foi desencadeada em razão do aumento expressivo de crimes na cidade de Novo Hamburgo (2014), do medo que havia tomado conta da comunidade e da faltade expectativa de respostas imediatas pelo Poder Público.A sociedade se mobilizou, criou o movimento e escolheu buscar medidas alternativas positivas junto com as forças de segurança.