DSC_0070_
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência, nesta quinta-feira (26), Renato Jaguarão, liderança do município de Jaguarão. Ele encaminhou pleito solicitando melhorias na rede de distribuição e abastecimento de energia elétrica no município.

Conforme Jaguarão, o município tem ficado frequentemente sem luz, prejudicando principalmente o campo. Essa situação, disse, repete-se também em outros municípios da região Sul. “Hoje as grandes plantações dependem de equipamentos, como pivôs de irrigação. Os produtores não podem ficar refém da sorte nas questões climáticas”, afirmou.

Redecker ouviu as ponderações e afirmou que tem conhecimento dos problemas que a região enfrenta. Conforme ele, o agricultor é sempre o mais prejudicado, pois é o último a ter a energia restabelecida, e que vai propor uma parceria entre as concessionárias e prefeituras para a realização de podas regulares, com o objetivo de diminuir as interrupções. “Temos que fazer podas preventivas para que, quando ocorrerem os temporais, a luz não caia com tanta facilidade”. O secretário ainda afirmou que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores.

Redecker informou ainda que tem como meta à frente da Secretaria de Minas e Energia criar o Plano Energético do RS, “que vai apontar as necessidades e os gargalos que precisam ser enfrentados para que tenhamos um abastecimento continuado e de qualidade pelos próximos 10 anos”.