O deputado estadual Lucas Redecker recebeu nesta quarta-feira, 23, representantes do Colegiado Setorial de Circo, Dança e Teatro. No encontro, conversaram sobre o projeto de lei 282/2013, que trata sobre o Plano Estadual de Cultura no Rio Grande do Sul. O PL está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da AL, onde Redecker é o relator da matéria.
Redecker explicou que irá dar parecer favorável ao projeto, que tem sua constituição garantida. “Realizamos a inclusão de dois incisos, com a intenção de garantir sua constitucionalidade”, explica.
A bailarina Marlise Nedel Machado disse que a aprovação do PL é importante para o andamento dos trabalhos do colegiado. “Nossa legislação está 10 anos atrasada em relação à Bahia. Sem a lei, o RS deixa de receber muitos recursos do governo federal. Os colegiados tem legitimidade para redigir o plano. Mas, para a sua aplicação, precisamos que a lei seja aprovada”.
O trapezista, Primo Augusto Bonaldo conta que um dos problemas que enfrentam é o da disponibilidade de áreas para colocar a lona do circo. “Não existem muitas áreas. Os espaços que nos são cedidos não ocorrem de forma oficial. Realizamos um trabalho social, na periferia, oportunizando o circo à pessoas que nunca tiveram acesso à um espetáculo”, desabafa.
Para a coordenadora adjunta do Colegiado de Dança Setorial do RS, Alexandra Castilhos, a lei vai auxiliar na construção de metas e aplicação dos planos setoriais. “Precisamos de apoio para que o projeto seja aprovado”.
Também participaram do encontro Guilherme Comelli e Patrícia Sacchet, que representam o Teatro Hebraica.