O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, apresentou ao secretário estadual do Planejamento, João Mota e para o líder do governo, Valdeci Oliveira, os detalhes da emenda ao projeto de lei que autoriza a contração de empréstimo de R$ 785 milhões junto ao BNDES. Com a sugestão da emenda, Redecker quer que o Estado use parte do dinheiro para abater uma outra dívida, esta mais antiga e com juros mais elevados, que passariam de 2% para 1,1%. Pelos cálculos do parlamentar, o Estado deverá economizar, em média, R$ 80 milhões.
Redecker teme que o endividamento excessivo comprometa os investimentos e as gestões futuras. Para ele, a União erra ao permitir que os estados contraiam novos empréstimos, ao invés de estimular a renegociação das dívidas. “A União deveria renegociar as dívidas dos estados como forma de aliviar as contas públicas, ao invés de conceder linhas de crédito que, no longo, vão deixar os estados ainda mais endividados, com pouca capacidade de investimento e reféns da União”, afirmou.
O secretário ouviu as ponderações, mas não prometeu acolher a emenda. O projeto de lei, que deveria ter sido votado na última terça-feira, foi transferido para a próxima terça.