O 28º Festimalha, aberto ao público desde quinta-feira (20), teve sua cerimônia oficial de abertura na manhã de sábado (22), com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e do deputado estadual Lucas Redecker, representando o Parlamento gaúcho. O evento segue até 28 de maio recebendo todos os públicos durante seis finais de semana e feriados, com a promessa de renovar o guarda-roupa de bebês, crianças, jovens, adultos, melhor idade e até dos pets.
Redecker, que também preside a Frente Parlamentar do Turismo na Assembleia Legislativa, disse que participar do evento já é uma tradição. “Eu costumava vir com o meu pai, enquanto ele era deputado federal, e agora mantenho essa tradição como deputado estadual. É bom ver que a cada ano o Festimalha está maior”, afirmou.
O presidente do evento, José Paulo Boelter, destacou o empenho e carinho da população local com os seus visitantes. “O Festimalha é resultado legítimo do associativismo e da união de esforços, além de um evento com uma linda história de superação e perseverança. Pretendemos trazer para a Serra Gaúcha um grande público e que os nossos visitantes sejam aquecidos não só com as nossas lindas malhas, mas também com o calor humano do povo de Nova Petrópolis”.
“Faço uma saudação especial aos nossos malheiros, pois vocês são as estrelas dessa 28ª edição. Sei do carinho e do amor com que vocês fazem cada malha. Nossa produção é reconhecida como a melhor do Sul do país e aquece o Brasil inteiro”, comenta o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, que aproveitou a presença dos parlamentares para agradecer a atuação na captação de recursos federais em favor da cidade.
Ao citar a frase de Ariano Suassuna: “Arte para mim é missão, vocação e festa”, o Governador do Estado, José Ivo Sartori disse que acredita que o escritor se referia ao Festimalha. “O trabalho de vocês merece ser celebrado nesta grande festa que é o Festimalha. Parabéns a Acinp, à prefeitura, à comunidade e aos apoiadores e patrocinadores pela realização de mais uma edição. Vamos guardar nos olhos e no coração que o Festimalha é uma arte”.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.festimalha.com.br