O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, esteve em audiência com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, no início desta semana, tratando sobre a situação das obras na RS-020, que estão novamente paradas.
Redecker informou ao secretário que esteve pessoalmente visitando as obras, em Cambará do Sul, e constatou que as máquinas foram embora, deixando apenas uma sinalização precária para os motoristas que trafegam pelo local. Como as obras foram interrompidas em um trecho íngreme, Redecker teme que a infraestrutura já pronta se perca, uma vez que a erosão provocada pela chuva em áreas com declives é mais agressiva. “Quando a obra de uma estrada é paralisada, seja pela construtora ou por algum problema com o Daer, a estrada não fica simplesmente semiacabada, mas fica com bueiros a céu aberto e com buracos, o que é perigoso”, afirmou ele.
O parlamentar pediu ainda à Seinfra que providencie a recolocação do guard rail no trecho próximo ao restaurante A Arca, que está no chão há bastante tempo. Redecker disse que, com frequência, tem recebido notícias de acidentes neste local, onde também se acidentaram seus familiares há alguns anos.
O secretário informou que a obra está paralisada porque aguarda definição quanto aos questionamentos envolvendo a última medição de serviços e retirada de postes de energia elétrica.
Dos 50,8 quilômetros de extensão da RS 020, que vai ligar Cambará do Sul a São José dos Ausentes – no entroncamento com a BR-285 – apenas 15 quilômetros estão pavimentados. O custo da obra está estimado em R$ 18 milhões.