DUD_0018_
O Secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, reuniu-se com o presidente da Fiergs, Heitor Müller, com o objetivo de pedir o apoio da federação para a elaboração do Plano Energético do RS, que está sendo organizado pela secretaria.

De acordo com Redecker, o Plano vai projetar a demanda e os gargalos que precisam ser enfrentados no setor energético gaúcho para que tenhamos um abastecimento com qualidade e continuado pelos próximos dez anos. Conforme o secretário ainda, o trabalho é pioneiro no RS, pois não vai se limitar a fazer um diagnóstico, mas também elencar as obras de infraestrutura necessárias.

O presidente da Fiergs manifestou o seu apoio à iniciativa e colocou as estatísticas levantadas pela federação à disposição. De acordo com o presidente, o setor queixa-se do aumento no custo da energia e suas consequências imediatas: a redução drástica na atratividade do Brasil para investimento do exterior e a queda na competitividade dos produtos no mercado internacional. Müller disse ainda que uma das saídas encontradas pelo setor é a redução das contas de energia das indústrias por meio de programas de eficiência energética e a ampliação da matriz de geração de energia incorporando, por exemplo, o carvão mineral.