A Subcomissão da Aviação Civil Regional, vinculada à Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, realizou reunião na manhã dessa quinta-feira (4). No encontro, o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado, Roberto Carvalho Neto, apresentou um relato sobre os investimentos que serão realizados em 15 aeroportos gaúchos.
O deputado Lucas Redecker (PSDB) participou do encontro e sublinhou a importância da aviação civil para o desenvolvimento do Estado. Ele solicitou que, após o fim dos trabalhos da comissão, seja enviado um relatório para o governo do Estado, para que ele tenha ciência e possa direcionar os investimentos para as regiões com necessidades pontuais.
O parlamentar ainda usou o exemplo do aeroclube de Estrela, que necessita de investimentos para que possa ser utilizado regularmente pelo meio empresarial local, sem a necessidade de deslocamento à Capital ou outras regiões, bem como utilizado para fins turísticos. Para o deputado, os aeroportos regionais podem contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, como o de Vila Oliva, por exemplo, e que está próximo a uma importante região turística do RS, desde que ele receba investimentos para se viabilizar.
Investimentos federais
Robero Carvalho Neto, inicialmente, comunicou que o governo estadual está implementando o comitê técnico-executivo para a implantação do Aeroporto 20 de Setembro. Ele garantiu que o aeroporto será mesmo construído entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita. Carvalho Neto também destacou que o plano de logística aeroportuária do governo federal prevê investimentos na qualificação de 15 aeroportos gaúchos e que os recursos que devem ser aplicados derivam do Fundo nacional de Transporte Aéreo. Entre as cidades contempladas com a ampliação e qualificação dos aeroportos estão: Passo Fundo e Rio Grande (já possuem projeto executivo concluído), Caxias do Sul (obras de um novo aeroporto), Santa Cruz do Sul, Santa Vitória do Palmar, Gramado, São Borja, Santo Ângelo, Santa Maria, Uruguaiana, Alegrete, Bagé e Pelotas.