Foi aberta ontem a 44ª edição da Couromoda, no centro de convenções e exposições Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito da capital paulista, João Doria. O evento é o mais importante do setor coureiro-calçadista e orienta as ações do segmento ao longo do ano. O deputado estadual Lucas Redecker, a exemplo de anos anteriores, participou de mais esta edição da feira.
Pontualmente às 8h30min ocorreu a abertura. “Na minha opinião, a Couromoda marca o início de um ‘novo Brasil’, em que há maior consciência, responsabilidade e ética”, destacou o fundador e presidente da feira, Francisco Santos. João Doria, por sua vez, parabenizou Francisco e Waleska Santos pelo espírito empreendedor que sempre tiveram e lembrou que a mudança da Couromoda para São Paulo foi fundamental pata tonar a cidade a capital da moda do país. “Sou um profundo admirador de pessoas empreendedoras que apostam e acreditam no país. E aqui temos, na família Santos, um exemplo de pessoas que trabalham se dedicam e fazem o que gostam com paixão. Assim como os expositores e os lojistas, que participam da feira, empresários que acreditam no nosso país e que contribuem par seu crescimento. A Couromoda traz uma mensagem de esperança e confiança, traz a bandeira do Brasil de uma feira que mostra a força e o potencial do setor calçadista”.
O potencial do setor calçadista e sua importância para a economia do país também foi destacado no discurso do governador Geraldo Alckmin. “O Brasil produz calçados há mais de 100 anos, somos o 3º maior produtos do mundo e também temos o maior cluster calçadista do mundo. Nos corredores da Couromoda temos o exemplo do potencial desse setor e durante esses quatro dias, a feira é responsável por boa parte das vendas da indústria calçadista. Esse é um setor que geram emprego, renda e trabalho”, finalizou o governador.
Para Redecker, esta edição da Couromoda é marcada pela confiança na retomada do crescimento do setor e da economia brasileira. A feira também dita as tendências do ano e é um termômetro do que deverá ser o ano. “Um terço de todos os negócios do setor calçadista no país ocorrem durante os quatro dias de Couromoda, o que evidencia a sua importância para o setor calçadista”, afirmou.
A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, foi outra autoridade presente na abertura. Ela enfatizou que a Couromoda é extremamente importante para a cidade e região e que confia que o evento gerará bons negócios para o segmento.
Indústria e varejo
Já o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, mostrou-se confiante que o ano de 2017 marcará a retomada de uma boa performance para o setor e que a Couromoda colaborará de forma significativa para que isto se torne realidade.
O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Calçados (ABLAC), Imad Esper,lembrou as dificuldades que o varejo vem enfrentando nos últimos anos, mas também se mostrou otimista com o ano de 2017. “O varejo precisa do apoio do governo para mudar o cenário dos anos anteriores, para trocarmos as inúmeras placas de “aluga-se” por novos pontos de venda. O crescimento do varejo é fundamental para a economia do nosso país.
COUROMODA 2017
44ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
15 a 18 de janeiro de 2017
Expo Center Norte – São Paulo/SP
www.couromoda.com