foto

O deputado estadual Lucas Redecker participou da Francal, em São Paulo, na última quarta-feira (16). Essa é a 46ª edição da feira, realizada entre os dias 15 e 18, no Anhembi, e que promove o calçado brasileiro para o mundo.

Redecker reuniu-se com o presidente da Abicalçados, Heitor Klein, e com o presidente da Couromoda, Francisco Santos. A conversa girou em torno da crise com os argentinos, que persiste, assim como as importações ilegais que tem entrado no Brasil via países vizinhos. “Somos contra a concorrência desleal. O fato é que fraudes estão ocorrendo especialmente via Paraguai. Calçados chineses seguem entrando no país sem pagar a tarifa do antidumping através da falsificação dos certificados de origem. Muitos entram, inclusive, já montados”, explicou.

Klein também afirmou que as importações predatórias vêm tomando o mercado brasileiro, já em desaquecimento. “Nossos pleitos são no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de defesa comercial já existentes e que não levam em conta especificidades importantes como nomenclaturas dos produtos, o que determina a origem do produto, entre outros temas. São discussões que estão sendo realizadas e são fundamentais para o aperfeiçoamento da legislação”, contou Klein.