A 29ª Feira do Livro de Gravataí foi aberta oficialmente na última quarta-feira (21). Durante o ato que marca anualmente a festa das letras, o escritor gravataiense Pedro Eltz foi homenageado pelo prefeito Marco Alba e pelas autoridades presentes no local. A Feira do Livro homenageia neste ano Políbio Braga. As atividades seguem até amanhã (25), na Praça Dom Feliciano, no Centro.

“É uma honra realizar este evento, que contribui para construir a cultura e a educação em nosso município. Recebemos uma cidade sem recursos. Construímos projetos para minimizar as dificuldades financeiras encontradas pelo caminho e hoje, através da captação de recursos e da parceria com a iniciativa privada, conseguimos realizar na cidade grandes eventos, como este, que hoje é um dos mais tradicionais da cidade”, destacou o prefeito Marco Alba, que esteve acompanhado da primeira-dama Patrícia Bazotti Alba e do vice Francisco Pinho.

Já o secretário de Minas e Energia do RS, Lucas Redecker, ressaltou que “não existem dúvidas do esforço do prefeito Marco Alba, o vice Francisco Pinho e dos secretários municipais pela grandiosidade do evento”. Redecker declarou que a Sulgás orgulha-se em patrocinar o evento. Da mesma forma, o vereador Fred Pinho (DEM), que representou a Câmara de Vereadores, ressaltou o “importante papel que a Feira do Livro ocupa na cultura de Gravataí”.

A Feira do Livro de Gravataí é uma realização do Ministério da Cultura e Prefeitura de Gravataí, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) e Secretaria Municipal da Educação, com o financiamento do Sistema Pró-Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura – LIC RS, contando com patrocínio Zaffari, Nilcatex, Sistema de Ensino Aprende Brasil – Editora Positivo, Sulgás e Jackwall, Copatrocínio Caixa e Pernas Maravilhosas, Apoio Acigra, Apoio Cultural, Sistema Fecomércio SESC e Produção, Um Cultural.

Homenageado

O escrito gravataiense Pedro Eltz é o homenageado da Feira do Livro de Gravataí. Pedro nasceu em 1947, é poeta, escritor e professor. Atuou em jornais desde 1965, quando foi diretor do ‘O Gravataiense’. Autor de ‘Pequenas Coisas de Amor’, ‘Pequenas Coisas da Vida’, ‘Onde estão os anjos da minha aldeia?’, ‘Versos às mulheres amadas’ e a ‘A mulher de vizinho e outras histórias’, Pedro emocionou-se ao falar sobre a homenagem e sobre seu histórico com a cidade e até mesmo, com o prefeito Marco Alba. “É com imensa alegria que recebi o convite do prefeito Marco Alba. Para mim, é uma honra ser homenageado pela Feira do Livro de Gravataí”.

Patrono

O jornalista, advogado e escritor Políbio Braga é o patrono da 29ª Feira do Livro. Devido às chuvas que caíram na noite de quarta-feira, Políbio na conseguiu estar presente no ato. Sua visita à feira deve ocorrer no próximo domingo (25). O escritor é autor de ‘Cabo de Guerra’, ‘Herança Maldita’, a ‘A Casa Civil’ e ‘Ahú? Diários de uma prisão política’.