O distrito de Monte Alverne vai receber uma antena de telefonia móvel da Vivo. A informação é do deputado estadual Lucas Redecker, que esteve em audiência na Operadora Vivo, na manhã desta quinta-feira (05), acompanhado do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, e do vereador Alceu Crestani. O estudo técnico realizado pela comunidade e o pedido da antena foram entregues pelo deputado e o vereador há cerca de um ano para a operadora.
De acordo com a diretora da Vivo para a região Sul do Brasil, Clenir Rosa Wengenowicz, a antena será instalada na divisa entre os municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, ponto ideal para a irradiação do sinal para a comunidade de Monte Alverne. A antena deverá ter em torno de 70 metros de altura e oferecer sinal 3G. A obra tem custo estimado em R$ 500 mil – apenas para instalação da torres, sem contar os investimentos em equipamentos e tecnologia – e pelos cálculos da diretora, deverá estar concluída num prazo máximo entre 8 e 12 meses.
Redecker afirmou que a telefonia móvel é importante também do ponto de vista da segurança pública e da saúde, uma vez que no distrito há um hospital, além de posto da polícia e um comércio pujante. “Essa antena vai interligar Monte Alverne com o mundo, porque isto se dá através do celular com acesso a internet e dados. Sem celular se está longe desse mundo e isso é impensável hoje em dia”, afirmou Redecker. O parlamentar também agradeceu a atenção e a presteza da operadora em relação às lideranças, que estiveram inúmeras vezes na empresa em busca do pleito.
O anúncio culmina um trabalho de mais de dois anos que vem sendo realizado pelo parlamentar junto com o vereador Alceu Crestani. Inúmeras audiências foram realizadas com diversas operadoras desde o ano passado, em busca de uma solução para os problemas da comunidade. Em setembro de 2012, um encontro, com mais de 80 moradores de Monte Alverne, retificou o desejo da comunidade de ter o sinal de telefonia móvel, também retificado pelos moradores das localidades de Alto Paredão, São Martinho e distrito de Saraiva.
O prefeito Telmo Kirst e o secretário da Administração e Comunicação Social, Edemilson Cunha Severo, ainda apresentaram a possibilidade de ocupação de um espaço imediato junto a uma área onde estão instaladas outras antenas. A Vivo ficou de avaliar a viabilidade técnica de ocupar o espaço.
Em Monte Alverne e arredores vivem em torno de oito mil pessoas. Além disso, estão instalados no distrito 96 estabelecimentos comerciais, 26 indústrias, um hospital, duas escolas, clubes e igrejas, sendo que a distância do distrito até a sede do município é de 35 quilômetros.
Mais duas antenas para Santa Cruz do Sul
O diretor de Relações Institucionais da Vivo, Daniel Silveira da Encarnação, que também participou da audiência, informou na ocasião que há previsão de instalação de mais duas antenas em Santa Cruz do Sul: uma no bairro Monte Verde, já em tratativas para o local de instalação e outra no bairro Schulz. Com relação a esta última, Encarnação pediu o apoio da Administração para identificação de um novo local, uma vez que a empresa esgotou as opções disponíveis para a instalação da torre.