O turismo e todos os assuntos a ela relacionados serão tema permanente de debate a partir de agora na Assembleia Legislativa gaúcha. Neste sentido, foi instalada na tarde desta terça-feira (01) a Frente Parlamentar do Turismo, proposta pelo deputado estadual Lucas Redecker.
Durante o seu pronunciamento, Redecker afirmou que se surpreendeu com a receptividade que a frente parlamentar recebeu. “Isso demonstra a importância do turismo, não apenas na geração de renda, mas também pela possibilidade de uma vida mais justa e digna, principalmente naqueles rincões mais distantes que tem belezas e que não são exploradas. Muitas regiões do Rio Grande tem potencial, mas poucas são exploradas”, disse.
Redecker declarou que também ficou surpreso que a Serra gaúcha é campeã de venda de pacotes turísticos no país, superando até mesmo a procura por destinos como o Rio de Janeiro e o Nordeste. Neste sentido, afirmou, a Frente Parlamentar chega para contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo. “As pessoas estão sedentas e com o desejo que se faça algo nesta área. A Assembleia Legislativa não pode fugir à sua responsabilidade de debater o tema”.
Como primeira medida da recém instalada Frente, Redecker anunciou que protocolou na manhã de hoje (01), projeto de resolução alterando a denominação da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, onde o tema turismo tem sido abordado de forma secundária atualmente. “É um pequeno passo em busca da valorização dessa área, mas importante para que seja uma referência e todos saibam onde é o endereço do turismo dentro da Assembleia Legislativa”, declarou.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Cabral, saudou a criação da frente parlamentar. “Esse é um importante passo para a estruturação de políticas públicas voltadas para o estímulo do turismo, que é uma alternativa real de desenvolvimento do país”, afirmou. O secretário ainda destacou que o turismo é um forte aliado no combate às desigualdades regionais e dá condições, pelo seu potencial, para o desenvolvimento da cultura e da economia.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossela, citou que a infraestrutura é condição essencial para que o turismo possa se desenvolver. Ele afirmou que o Parlamento não vai se furtar de analisar e aprovar os projetos de interesse do segmento e garantiu que a frente parlamentar terá as condições necessárias para a realização do seu trabalho. “Essa frente vai permitir que possamos enfrentar os gargalos e pensar políticas públicas para o turismo”, garantiu.
Estiveram presentes à cerimônia os deputados Jorge Pozzobom, Zilá Breitenbach e Adílson Troca (PSDB); o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes; o presidente da ABIH/RS, Abdon Barretto Filho; ex-secretária Abgail Pereira, prefeitos, vereadores e representantes de entidades ligadas ao setor.