DSC_0590

O futuro do turismo no Rio Grande do Sul foi tema do 10º Conversando Sobre Turismo – Gerando Negócios, promovido pela Noratur Trade Turístico e Negócios, que foi realizado na Assembleia Legislativa na terça-feira, 6.

O presidente da Frente Parlamentar do Turismo, deputado estadual Lucas Redecker, falou sobre os objetivos da frente parlamentar recém criada no Parlamento. Na palestra, o parlamentar disse que apresentou projeto de resolução 10/2014 que pretende incluir o turismo na pauta permanente da Assembleia Legislativa. Neste sentido, está pedindo a alteração da nomenclatura da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, que passaria a incluir também o nome turismo. “Queremos fazer o debate permanente sobre o tema, pois turismo não é só receber o turista”, disse.

Redecker lembrou que as rotas turísticas foram planejadas com o intuito de melhorar o turismo das regiões no Estado. Porém, a exceção da Serra, a maioria delas ainda não está totalmente implementada. “Não se faz turismo sem governo. Quantas rotas estão paradas no papel, que se desenvolvem apenas com o esforço daquela comunidade? É preciso um apoio maior, com investimentos em infraestrutura e divulgação” questionou o parlamentar.

O deputado também comunicou que está propondo uma revisão da legislação aplicada ao turismo, com o objetivo de torná-la mais eficiente. Neste aspecto, o parlamentar pediu o apoio e sugestões das lideranças presentes no encontro, para apontar onde estão os problemas e os gargalos. O deputado ainda informou que pretende realizar audiências públicas em diversas regiões do Estado abordando o tema, mas sempre respeitando as diversidades e características regionais.

A coordenadora do evento, Lenora Schneider, disse que o Trade vai apoiar a Frente Parlamentar do Turismo.“Temos interesse na atualização da legislação. No Estado, ela é muito frágil. Temos uma lei maior, que é a Lei Geral do Turismo. Porém, precisamos aprofundar esse assunto. Contamos com apoio de muitas entidades do setor de hotelaria, cultural e comercial”, explicou.

Além de Redecker, a proprietária da Vinícola Don Giovanni, Beatriz Dreyer Giovannini e Mario Petrochi, da Petrochi Consultoria também palestraram no evento.