A convite do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo (SindmedNH), o deputado estadual Lucas Redecker conversou com a classe médica, na segunda-feira, 20, sobre as propostas de Aécio Neves para a saúde no Brasil. O parlamentar estava acompanhado do secretário Estadual do PSDB, Artur Lemos Júnior. Entre os assuntos tratados no encontro, estão o Programa Mais Médicos, o plano de carreira e as políticas públicas de financiamento para a saúde.
De acordo com o presidente do SindmedNH, Ernani Galvão Ignácio, a intenção da categoria é estabelecer uma relação de parceria. “A classe médica precisa de uma atenção especial, porque dentro de sua função social, o exercício da medicina está sendo prejudicado e quem perde com isso é a sociedade”, explica.
Redecker explicou que Aécio pretende melhorar a gestão e eficiência no serviço público. De acordo com o parlamentar, relatório do Tribunal de Contas da União mostra que, nos últimos quatro anos, foram desativados 123 mil leitos no país. “Temos uma média de 10 mil leitos desativados por dia. As pessoas não estão mais ficando doentes ou há algum problema de gestão. Esse é só um exemplo dos problemas estruturais que não estão sendo identificados pelo atual governo”, disse.
O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos principais compromissos de Aécio Neves. “Ele vai fazer um amplo diálogo com a categoria. Este processo começa com um sistema integrado e informatizado de atendimento”, disse Lemos Júnior. Outro ponto abordado foi o planejamento da educação, com a implantação de novos cursos, com espaços para laboratórios e professores qualificados.