A Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa gaúcha tem um novo líder. Trata-se do deputado estadual Lucas Redecker, que assumiu na tarde desta terça-feira (21) a nova função. A escolha de Redecker para o cargo ocorreu após reunião com os quatro parlamentares do partido. O deputado Adilson Troca ficará na vice-liderança da bancada, a deputada Zilá Breitenbach permanecerá na liderança partidária, tendo como vice o deputado estadual Pedro Pereira.
Redecker disse que, a exemplo do mandato anterior, estará presente e atuante nos projetos que buscam um futuro melhor para o RS. “Chegou a hora de fazermos o enfrentamento da grave e histórica crise que vivemos. Infelizmente, chegamos ao fundo do poço, pois faltou responsabilidade por parte de todos os partidos, que deveriam ter se posicionado fortemente contra benefícios dados que comprometeram o Estado financeiramente. No futuro, quero olhar para trás e poder dizer que contribuí para que tivéssemos um estado melhor”, afirmou o parlamentar.
Entre 2015e 2016 Redecker esteve no comando da Secretaria Estadual de Minas e Energia. Na pasta, desempenhou papel fundamental na promoção de projetos que contemplaram o uso de energias limpas e renováveis no Estado. Em sua gestão foram desenvolvidos estudos quanto às potencialidades energéticas regionais, como o Plano Energético e o Atlas das Biomassas, e a criação de programas de incentivo à produção de energia limpa e renovável para consumo próprio.
No Parlamento
Em 2010, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Presidiu a Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público-Privadas e a Frente Parlamentar do Turismo. Em 2014 propôs e comandou a CPI da Energia Elétrica. Ele também se destacou como o deputado estadual mais presente nas atividades da Assembleia Legislativa e o que mais apresentou emendas ao orçamento do Estado entre 2011 e 2014. Ao se reeleger em 2014, Redecker foi o segundo deputado mais votado, quando obteve 96.561 votos.