169031_G

O deputado estadual Lucas Redecker manifestou preocupação após o anúncio de que o governo federal deve viabilizar um novo empréstimo às distribuidoras de energia elétrica no país. O valor é estimado em R$ 8 bilhões. Redecker, que é presidente da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa, entende que o descontrole na política energética nacional vai ocasionar mais aumento nas tarifas. “O cidadão vai pagar o preço pela falta de gestão do governo”, contesta.

O Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão realizando estudos para a definição do valor. A intenção, desta vez, é calibrar o empréstimo na medida exata da necessidade das distribuidoras de energia, que estão tendo que assumir, desde o início do ano, contas bilionárias para a compra de energia e uso das usinas térmicas, de custo mais elevado.

O primeiro empréstimo oferecido pelo governo ao setor foi viabilizado por intermédio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Os R$ 11,2 bilhões cobriram os gastos de fevereiro março e abril. Em contrapartida, o valor dos empréstimos deve ser repassado às tarifas de energia já no ano que vem.