O deputado estadual e líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, Lucas Redecker, voltou dos Estados Unidos, onde ficou pouco mais de uma semana, para tratar sobre projetos de interesse do Rio Grande do Sul nas áreas do saneamento, reutilização de água, infraestrutura e parcerias público-privadas (PPP).
Um dos locais visitados pelo parlamentar neste período foi a Estação de Potabilização de Esgoto do condado de Orange, na Califórnia, que usa como matéria-prima os dejetos produzidos pela cidade e os transforma em água tratada e pronta para o consumo humano. Conforme Redecker, três tanques de água demonstram claramente os processos de filtragem pelos quais a água passa, sendo que no último estágio, ela já pode ser bebida.
O parlamentar provou a água e ficou impressionado com a qualidade da mesma. Para ele, essa experiência se adaptaria perfeitamente às cidades gaúchas que hoje enfrentam dificuldades de abastecimento, como Bagé e Erechim. “As estiagens cada vez mais prolongadas no Rio Grande do Sul vão nos obrigar, mais cedo ou mais tarde, a buscar tecnologias alternativas para a reutilização da água. O quadro de seca, mesmo nesta época do ano, preocupa e é preciso que algo seja feito logo. Não podemos ficar apenas dependendo da natureza”, argumentou Redecker.
A Califórnia, por seu clima, tem dificuldade de acesso à água e por isso, entre outros motivos, o Estado se viu obrigado a desenvolver tecnologias para a reutilização da água. Há uma série de políticas e leis voltadas para os seus cuidados e reutilização, além do desenvolvimento constante de pesquisas e novas tecnologias. Uma dessas iniciativas, que está em fase de construção, é a estação de dessalinização de água, que deverá contribuir para a elevação da oferta de água em pelo menos 10% na cidade de San Diego.