rs110

Grupo apresentou proposta alternativa para a recuperação da via

O deputado estadual Lucas Redecker vem acompanhando a situação em Jaquirana, onde, no quilômetro 75 da RS-110, parte da rodovia desmoronou em junho devido às fortes chuvas na região. Passados mais de 30 dias, o trecho continua interditado. Redecker cobrou uma ação efetiva do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), uma vez que a interdição da rodovia está causando prejuízo aos moradores de Bom Jesus e Jaquirana.

Atendendo pedido dos vereadores de Bom Jesus, Valfredo Fonseca, Lucila Maggi e Jaziel Pereira, Redecker encaminhou ofício ao DAER solicitando a reconstrução do trecho bloqueado, em caráter emergencial. De acordo com o superintendente do órgão, Vagner Seerig, será realizada a contratação de uma empresa para a realização da obra de reparo, entretanto, ele não estabeleceu prazo para a execução.

Redecker cobrou do DAER mais agilidade no trâmite burocrático. “Quando a ponte sobre o Rio Jacuí caiu, na RS-287, o governo levou 70 dias para recuperar o trecho e seis meses para fazer a nova ponte. O governo precisa reduzir esse prazo de trabalho. Não podemos esperar mais de cinco meses para a recuperação da RS-110. A ineficiência do Estado está prejudicando o escoamento da produção, o turismo e comércio da região”, disse.

Enquanto o problema não é solucionado, a comunidade de Bom Jesus, em parceria com a Câmara de Vereadores, propôs uma rota alternativa para o fluxo de pequenos veículos, utilizando a pista lateral da RS-110. A proposta aguarda avaliação técnica do DAER e das prefeituras locais.