Mais de 80 pessoas, entre autoridades e moradores de Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul, e de localidades vizinhas, estiveram reunidas na última sexta-feira (14), para tratar sobre uma antiga reivindicação da região, o sinal de telefonia móvel. O encontro foi realizado na Secma e contou com a presença do deputado estadual Lucas Redecker e da diretora executiva da operadora Oi, Rita Daudt.
Depois de ouvir dos moradores as dificuldades que a falta de sinal de celular traz à região, a representante da empresa explicou os motivos da carência. Segundo ela, apesar das dificuldades que a legislação impõe, a expectativa positiva fica por conta de uma licitação conquistada pela Oi, que permite a empresa atender a área rural do Rio Grande do Sul. “É uma conquista recente e em 2013 poderemos repassar informações mais completas sobre o assunto”, disse ela.
O deputado estadual Lucas Redecker, que intermediou a vinda da diretora ao Terceiro Distrito, também manifestou o seu apoio à causa, que é uma das reivindicações mais antigas da região. “Eu sou um aliado dessa luta”, disse ele. Redecker também prontificou-se a ajudar no encaminhamento do dossiê que está sendo organizado por líderes comunitários e é composto, entre outros, por um abaixo-assinado que possui milhares de assinaturas dos moradores solicitando o serviço de telefone local.
Por oportunidade do encontro, o parlamentar, acompanhado do vereador Alceu Crestani, visitou também uma indústria de calçados e o hospital de Monte Alverne, onde recebeu mais relatos sobre os prejuízos que a ausência da telefonia móvel impõe à comunidade.