O deputado estadual Lucas Redecker apresentou, nesta quarta-feira (21), duas emenda a projetos do governo do Estado, visando o aumento da transparência no uso dos recursos públicos.
A primeira emenda foi ao projeto de lei que instituiu o Programa Estadual RS Mais Renda e que pretendia a publicação no Portal da Transparência do nome de todos os beneficiados com o programa, assim como ocorre com o Bolsa Família. A segunda emenda, visava a publicação de todos os fornecedores das compras governamentais da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais e da Economia Popular e Solidária, através do programa Compra Coletiva/RS. As duas emendas foram rejeitadas pelos governistas, mas Redecker votou favorável aos dois projetos de lei.
Na tribuna, Redecker criticou a posição dos deputados da base aliada do governo Tarso. “Pensei que quem governasse fizesse questão de que o seu governo fosse transparente, para que as pessoas pudessem acompanhar as suas ações. Mais uma vez, enganei-me”.
O deputado também questionou o desinteresse dos deputados pelo aumento da transparência nas ações do governo. “O que vocês querem esconder? Por que vocês não são a favor da transparência? O Tarso Genro, há poucos dias, fez um grande pacto de transparência, e o governo do Estado demonstrou a importância da transparência. Porém, mais uma vez, a base do governo e o Partido dos Trabalhadores demonstram que o que não for de iniciativa deles é ruim, mesmo que seja bom, mesmo que seja um projeto que beneficie o Estado e que foi defendido por eles anos atrás. Quando a proposta é da oposição, não serve, é ruim”.