A Coordenadoria Regional do PSDB do Vale do Caí realizou reunião durante a semana passada, com o objetivo de avaliar o resultado das eleições municipais na região, iniciar as tratativas para escolha do novo coordenador regional, bem como avaliar o cenário político para as eleições de 2014. O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, participou da reunião.
Todos os representantes de municípios se manifestaram. Omar Kerber, de São José do Sul, por exemplo, disse que a eleição de Fernando Schrammel em Maratá e de Carlos Alberto Finck em Harmonia deram novo fôlego ao partido no Vale do Caí, demonstrando que o PSDB pode crescer ainda mais e conquistar novas prefeituras no futuro.
Outro aspecto abordado foram as campanhas de baixos custos. Em São José do Sul, a vereadora Ida Kremer disse que a campanha foi de “boca a boca”, também favorecida pelo fato de o município ser pequeno e as pessoas se conhecerem. O vice-prefeito de Salvador do Sul, Paulo Zílio, afirmou que “esta eleição foi marcada pela vitória da ficha limpa”. Conforme ele, a população também soube reconhecer o esforço que a administração vem promovendo em economizar recursos públicos onde é possível.
Já o deputado Lucas Redecker fez uma rápida abordagem sobre o atual cenário político no Estado e como o PSDB se insere neste contexto. Sobre as campanhas eleitorais, afirmou: “Continuo acreditando que o dinheiro não é fator determinante numa campanha. A política que eu aprendi com o meu pai (o ex-deputado federal Júlio Redecker) é de mostrar para as pessoas que dá para fazer e que acreditem na gente”.
Participaram do encontro representantes dos municípios de Maratá, Harmonia, Montenegro, Capela de Santana, São Pedro da Serra, São José do Sul, Salvador do Sul, Feliz e São Sebastião do Caí.