Há poucos dias, a direção da Ouro Negro assinou termo de compromisso com a CRM para o fornecimento de carvão à UTE
Está marcado para as 11 horas desta terça-feira (29), a assinatura do protocolo de intenções entre a empresa Ouro Negro Energia e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, para a instalação da UTE Ouro Negro, que será erguida no município de Pedras Altas. A solenidade ocorrerá no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori, investidores e secretários de Estado.
O presidente da Ouro Negro Energia, Silvio Marques, afirmou que este é, até o momento, um dos únicos empreendimentos que participará do leilão de energia em janeiro de 2016. “Nós idealizamos a empresa sempre com foco no desenvolvimento regional, com o aproveitamento de suas riquezas e recursos humanos”, afirmou.
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, enfatiza que o empreendimento é muito bem vindo no Estado, pois além de gerar, em breve, empregos e renda na metade Sul do RS, vai contribuir para o fortalecimento do sistema energético nacional, no qual o RS também está interligado.
Para Redecker, o carvão mineral é uma das maiores riquezas do Rio Grande do Sul, que precisa ser melhor aproveitada. Estimativas indicam que o Rio Grande do Sul detém 90% das reservas nacionais deste mineral. Destacou ainda que as novas tecnologias minimizam os impactos ambientais e que é preciso ver neste mineral uma oportunidade de negócios e de trazer desenvolvimento para o RS. “Eu sou um dos maiores entusiastas do carvão gaúcho. É um bem precioso que nós temos e que precisamos melhor aproveitar. Aliado a isso, a tecnologia evoluiu muitos nos últimos anos e minimiza o impacto ambiental”, acrescentou.