A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa analisa, na próxima terça-feira, o projeto de lei do governo que implanta o passe livre no RS. Pela proposta do governador Tarso, terá direito ao passe livre apenas os municípios da região metropolitana e regiões com aglomerados populacionais no RS.
O deputado estadual Lucas Redecker foi o primeiro parlamentar a apresentar emenda ao projeto. Ele quer estender o benefício a todos os estudantes do RS. Na concepção do parlamentar, não é possível que a conta seja repartida entre todos os gaúchos e apenas uma parcela seja beneficiada.
Neste sentido, a emenda de Redecker tem recebido apoio de diversas Câmaras de Vereadores. Nos últimos dias, Redecker recebeu ofício dos municípios de Caxias do Sul, Canela, Alegrete, São Sebastião do Caí, São Francisco de Paula, entre outros, cumprimentando a iniciativa.
A pressão de deputados e da sociedade fez com que o governador retirasse o regime de urgência do projeto, que agora tramita pelas comissões de mérito da Assembleia Legislativa.