Prefeito Carlos Alberto Fink (D) esteve na audiência acompanhado do secretário de Agricultura, Antônio Kunzler (C)
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência o prefeito de Harmonia, Carlos Alberto Fink, nesta semana. O prefeito entregou ofício pedindo à secretaria que interceda pelo município junto a concessionária AES Sul por melhorias na rede de transmissão e distribuição que atende Harmonia.
De acordo com o prefeito, “tem sido verificados problemas em toda a área do município, com falta de manutenção da rede, fios encostando nos galhos das árvores e grande quantidade de postes comprometidos ou com escoras”. O prefeito afirmou ainda que a empresa tem enfrentado dificuldades para cumprir os prazos acordados e que diversas solicitações foram feitas no portal da concessionária sem resposta alguma.
Fink também entregou abaixo-assinado da comunidade de Nova Santa Cruz, que queixa-se de problemas enfrentados há anos e que até hoje não tiveram solução. Essa localidade, explicou o prefeito, é destaque na produção primária. Nessa comunidade vivem nove famílias, que produzem cerca de 4 milhões de cabeças de frango por ano e seis produtores rurais com capacidade anual de produção de 10 mil suínos. “Ou seja, é de suma importância o fornecimento de energia elétrica com qualidade para as propriedades rurais, assim como é essencial para o ensino das crianças”, argumentou o prefeito.
O secretário prontificou-se em ajudar e afirmou que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores. O secretário ainda afirmou que tem conhecimento dos problemas de energia que afetam o setor primário em diversas regiões do RS e que tem como meta à frente da Secretaria de Minas e Energia, criar o Plano Energético do RS, cujos trabalhos devem iniciar ainda neste mês de março. O Plano Energético, esclareceu o secretário, tem como objetivo apontar as necessidades e os gargalos que precisam ser enfrentados para que tenhamos um abastecimento continuado e de qualidade pelos próximos 10 anos.
O secretário ainda afirmou que vai buscar a parceria entre as concessionárias e prefeituras para a realização de podas regulares, com o objetivo de diminuir as interrupções. “Temos que fazer podas preventivas para que, quando ocorrerem os temporais, a luz não caia com tanta facilidade”, afirmou.