Primeira reunião do Plano Energético ocorreu em Osório, no último dia 22
A Secretaria de Minas e Energia realiza mais três reuniões nesta semana, com o objetivo de ouvir a sociedade quanto às demandas que devem ser incluídas no Plano Energético do RS, que está sendo organizado pela secretaria. Na segunda-feira, 1º de junho, a reunião ocorrerá em Uruguaiana; dia 02, em Bagé e dia 03 em Rio Grande. A primeira reunião, de 17 encontros previstos, ocorreu no município de Osório, no último dia 22.
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, explica que o objetivo do Plano é projetar a demanda e os gargalos que precisam ser enfrentados no setor energético gaúcho para que tenhamos um abastecimento com qualidade e continuado pelos próximos dez anos. Conforme o secretário ainda, o trabalho é pioneiro no RS, pois não vai se limitar a fazer um diagnóstico, mas também elencar as obras de infraestrutura necessárias. “O plano vai deixar claro onde está o potencial para a geração de energia no Rio Grande do Sul e quais os energéticos que podem ser melhor explorados”, afirmou.
Para ter uma ideia, argumenta Redecker, o RS dispõe hoje mais de 80% das reservas de carvão mineral do país, entretanto, essa fonte de energia não tem sido usada plenamente em prol do desenvolvimento do RS. Da mesma forma, ainda são poucas as iniciativas na exploração da energia solar, da biomassa, de energia a partir do lixo, entre outros. “Não há desenvolvimento sem energia de qualidade e a Secretaria de Minas e Energia trabalha para que o setor energético seja um agente do desenvolvimento no RS”.
Saiba mais sobre as próximas reuniões
01 de junho – Uruguaiana
Horário: 09 horas
Local: Auditório da Secretaria da Fazenda de Uruguaiana
Endereço: Rua Santana, 2467
02 de junho – Bagé
Horário: 09 horas
Local: Salão Nobre da Prefeitura
Endereço: Avenida General Osório, 998 – Centro Bagé
03 de junho – Rio Grande
Horário: 09 horas
Local: Auditório da Câmara de Comércio
Endereço: Praça Xavier Ferreira, 430 /1o. andar – Centro – Rio Grande