PCH Santa Carolina é inaugurada em André da Rocha
O Grupo Arbaza de Frederico Westphalen, o qual possui empresas em diversos setores em cinco Estados do país, inaugurou mais um empreendimento durante esta terça-feira, 17, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Carolina. No evento, o diretor de Inovação e Fontes Alternativas, Carlos Augusto de Almeida, representou a Secretaria de Minas e Energia na ocasião.
No ramo da geração de energia elétrica, a PCH Santa Carolina, foi inaugurada no município de André da Rocha, na região dos Campos de Cima da Serra, próximo a Vacaria. A usina está localizada no rio Turvo, na divisa entre os municípios de André da Rocha e Muitos Capões.
Com uma capacidade de geração de 10,5 Mewatts, o equivalente a abastecer uma cidade de aproximadamente 15 mil habitantes, a PCH levou três anos para ser construída. O investimento total da obra foi de R$ 48 milhões, sendo R$ 36 milhões financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Na ocasião, Almeida disse que a Secretaria não existia nos Governos anteriores, sendo criada pelo governador José Ivo Sartori. A partir disso, a primeira ação do secretário Lucas Redecker, foi criar o Plano Energético, que é um estudo realizado pela SME para elaborar o diagnóstico das demandas e gargalos do sistema energético do estadual.
Assim, segundo Almeida, o Estado passou a ter uma real dimensão dos problemas enfrentados, assim como um diagnóstico do que deve ser feito. A inauguração de mais um hidrelétrica no estado é comprovação de que o Governo caminha no sentido certo. “É importantíssima a inauguração da PCH Santa Carolina. Além de gerar energia em âmbito regional, ela é parte do sistema nacional. Gerando empregos, arrecadação e desenvolvimento”, disse Almeida.