O parecer do deputado estadual Lucas Redecker, que reconhece como de relevante interesse cultural o Parque do Gaúcho, de Bagé, foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, ontem (08). O parque serviu como cidade cenográfica para as filmagens do filme O Tempo e o Vento.
Em seu parecer, Redecker salientou a importância da proposta, que garante a conservação e preservação dos cenários que contam um pouco da história do Rio Grande do Sul. “O acervo constitui-se de um espaço cultural singular, que possibilitará o desenvolvimento turístico da região”, disse.
A área onde se localiza o parque foi construída para abrigar cenas do filme “O Tempo e o Vento”, baseado na obra “O Continente”, que faz parte da trilogia “O Tempo e o Vento”, do escritor gaúcho Érico Veríssimo. A cidade cenográfica de Santa Fé virou ponto turístico em Bagé, na Região da Campanha, distante 393 km da Capital do Estado.
A construção da cidade fictícia de uma das maiores obras da literatura gaúcha ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, no Parque do Gaúcho, dando a impressão de que foi construída há mais de 100 anos, tamanha a fidelidade com padrões arquitetônico da época, exatamente para dar um realismo maior as cenas do longa-metragem.