O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência, na quinta-feira (26), a deputada estadual Zilá Breitenbach, acompanhada do secretário de Indústria e Comércio de Palmeira das Missões, Fernando Cezar de Carli; chefe de Gabinete e Convênios Ademar da Silva Câmara e Silvestre Becker, chefe de Programas e Projetos. O encontro tinha por objetivo debater o potencial do município para a produção de energia eólica.
De acordo com as lideranças, graças a uma combinação de fatores naturais, Palmeira das Missões apresenta um microclima diferenciado no Estado e tem grande potencial para a produção de energia eólica. Recentemente, afirmaram, foi concluída a medição anemométrica dos dados de vento e clima para a implantação do Projeto Eólico da Creluz em parceria com a Eletrosul e, a instalação de outra torre anemométrica da empresa Epcor Energia, prevista para iniciar as medições em abril deste ano, ambas no município.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Fernando Cezar de Carli, “essa é uma excelente oportunidade para a diversificação da economia do município, além do fato da energia eólica apresentar-se como uma das principais fontes de geração de energia limpa e renovável”. Eles pediram apoio à secretaria para que esses investimentos se concretizem.
Redecker manifestou apoio à demanda e afirmou que o Rio Grande do Sul é pioneiro na implantação de projetos de energia eólica e tem hoje 805,58 MW de potência instalada, tendo, atualmente, o terceiro maior parque gerador do Brasil, com 30 parques eólicos. O secretário afirmou ainda que as energias renováveis receberão uma atenção especial no Plano Energético do RS, que começa a ser elaborado no mês de março.