O deputado estadual Lucas Redecker participou, na manhã desta quarta-feira (30), da primeira reunião da sub-Comissão do Pólo Naval na Assembleia Legislativa. Redecker cumprimentou a iniciativa de instalação da sub-comissão, dizendo que a preocupação com o polo naval de Rio Grande é pertinente. “Sabemos a importância que o polo tem para o desenvolvimento do Sul do Estado e sua importância no escoamento do que o Estado produz. O que me preocupa é que ele tenha a estrutura para sustentar o que ele representa”, disse Redecker.
Redecker disse que o Parlamento não pode se furtar de discutir os problemas do polo, como a dificuldade do escoamento das riquezas do RS, as filas dos caminhões aguardando o desembarque e até mesmo as dificuldades dos barcos atracarem ao porto. “Esta Casa e a Comissão de Economia precisam fazer parte dessas discussões, até como forma de buscar uma parceria maior com o governo federal, Petrobras e os próprios interessados no polo naval”, disse. O deputado disse ainda que o RS tem uma vantagem logística no Mercosul em comparação com os demais estados vizinhos, e que isso precisa ser melhor aproveitado.
No encontro, foi definida a realização de audiência pública em Rio Grande no dia 15 de abril, às 14 horas, na Câmara de Vereadores da cidade.