O deputado estadual e secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, foi um dos palestrantes do segundo dia do seminário estadual para prefeitos e vereadores eleitos do PSDB, realizado no sábado (03) no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Redecker falou no painel “O papel do jovem na política”, acompanhado do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite; do vereador eleito por Porto Alegre, Ramiro Rosário, e do também recém-eleito e vereador mais jovem do Rio Grande do Sul, Leonardo Braga, de Sapiranga.
Redecker abriu sua explanação afirmando que, atualmente, no Brasil 30% dos eleitores tem entre 16 e 30 anos, sendo que desse total, 60% pensam que partidos políticos atrapalham o Brasil. “Onde está o desafio? Em atrairmos eleitores jovens e mostrar a eles que o partido político é fundamental para a política. Ninguém concorre sem partido”, declarou. De acordo com Redecker, existe a crença na sociedade que a renovação e as mudanças se dão através dos jovens.
Ele citou como exemplo a própria história à frente da presidência da juventude do PSDB no RS num momento de extrema dificuldade para o RS à época e do apoio que recebeu da presidência do partido. “A maior dificuldade é atrair os jovens para a política. É preciso tornar o partido atrativo para eles. Os jovens precisam se sentir participantes das decisões e que contribuem. O jovem de hoje influencia a família dentro de casa, é um formador de opinião e se posiciona nas ruas”, afirmou, referindo-se a uma recente pesquisa sobre a participação dos jovens na política.
Diante do resultado das últimas eleições municipais, Redecker avaliou que o PSDB conseguiu atrair para as suas fileiras um número maior de jovens, o que fez com que houvesse um acréscimo de votos em candidatos jovens eleitos pelo partido. “Que bom que tivemos pessoas que conseguiram criar esse link”, avaliou.