Comitiva de prefeitos e vereadores dos municípios de Nova Roma do Sul e de Nova Pádua, representantes da Companhia Energética Rio das Antas (CERAN) e o deputado Tiago Simon realizaram audiência com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. Em pauta, a construção da ponte sobre o Rio das Antas para ligar as duas cidades.

Segundo o deputado, trata-se de um compromisso assumido pela CERAN durante o processo de definição das compensações do licenciamento ambiental da Usina de Castro Alves, em audiência pública com a participação de sete prefeitos e representantes de toda a região. “Porém, ao contrário do acordado, a empresa passou a exigir contrapartidas dos municípios para a realização da obra”, observou.

Na reunião, abriu-se a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para buscar uma solução. Nesse sentido, o projeto arquitetônico da ponte, contratado pelos municípios, será encaminhado à CERAN que, no prazo de 30 dias após o recebimento do documento irá manifestar sua posição. Vale lembrar que a ponte erguida para viabilizar a construção da Usina de Castro Alves e deixada no local após o término da obra não estava fixada nas cabeceiras e foi levada pela enchente registrada no Rio das Antas em 2008.

Também participaram da reunião os prefeitos Itamar Bernardi (PMDB), de Nova Pádua, e Marino Testolin (PT), de Nova Roma do Sul, o vice-prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Favero Pasuch (PMDB), os vereadores Eloi Marin, de Nova Pádua, e Marcelo Luiz Panazzolo, Adi Scapinello, Paulo Alexandre Barea e Gustavo De Dea, de Nova Roma do Sul, todos do PMDB, o presidente da Câmara de Nova Roma do Sul, Zelvir Anselmo Santi (PP), o assessor superior da Casa Civil Idílio Pasuch, ex-prefeito de Nova Roma do Sul, o Diretor Superintendente da CERAN, Peter Eric Volf, o Diretor de Operações da CPFL, Pedro Akos Litsek, o Diretor de Geração da CEEE, Jorge Jobim, e o Chefe da Divisão de Instalações da CEEE, Marcelo Frantz, além do deputado Sérgio turra e do chefe de gabinete do deputado Vilmar Zanchin.