DSC_0087_

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu o prefeito de Miraguaí, Alencar Gross, e os vereadores José Alencar Junior dos Santos e Andréia Fabricia Borth, para tratar de assuntos relativos ao fornecimento de luz no município. De acordo com o prefeito, estão sendo construídos novos aviários no município, porém os produtores estão com dificuldades de colocá-los em funcionamento, em virtude da morosidade e alto custo dos projetos de energia. Na ocasião também esteve presente o ex-vereador Anildo Feller e o avicultor Edemar Valk, que relataram as dificuldades que os produtores de frango estão enfrentando.

Depois de ouvir as explanações das lideranças, Redecker fez contato com a RGE, que prontificou-se em visitar a administração. O secretário ainda afirmou que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores. Ele disse que tem como meta à frente da Secretaria de Minas e Energia criar o Plano Energético do RS, cujos trabalhos devem iniciar ainda este mês. O Plano Energético, esclareceu o secretário, tem como objetivo apontar as necessidades e os gargalos que precisam ser enfrentados para que tenhamos um abastecimento continuado e de qualidade pelos próximos 10 anos.

RGE – Em decorrência da audiência mantida na Secretaria de Minas e Energia, o gerente regional da RGE, Jonathan Koehimann, esteve reunido com o prefeito de Miraguaí em busca de uma solução para os problemas que afetam o município. Participaram do encontro também os avicultores Gelson Britzius, Rude Brandt e Edemar Valk. De acordo com o representante da RGE, nos próximos dias deverá haver uma posição por parte da companhia para se chegar a uma solução que seja de interesse de todos os envolvidos.